Começa Seminário em Santa Inês

Final de semana de intensas atividades com as etapas locais de Marabá/PA e de Santa Inês, no Maranhão. Veja relato da Etapa Santa Inês das discussões sobre os grandes projetos de desenvolvimento na Amazônia Oriental e as mobilizações sociais que eles também geram.

Santa Inês sediará dois dias de evento que discute sobre os 30 anos do Programa Grande Carajás

 

 

Seminário Internacional Carajás 30 anos: resistências e mobilizações frente a projetos de desenvolvimento na Amazônia Oriental, esse é o tema do seminário que terá culminância nos dias 05 a 09 de maio de 2014, na Universidade Federal do Maranhão, campus do Bacanga, em São Luís – MA. Mas o evento já acontece desde o ano passado com a realização de etapas preparatórias em cidades do Maranhão e Pará.

São seminários regionais que discutem de forma crítica os 30 anos do Programa Grande Carajás e suas implicações sociais, culturais e econômicas no Brasil e no mundo. Nos próximos dois dias (21 e 22) ocorre em Santa Inês, cidade do oeste maranhense, a segunda etapa do seminário. Em paralelo ocorre mais uma etapa regional, na cidade de Marabá – PA. A primeira etapa ocorreu em Imperatriz – MA e contou com um público de aproximadamente 400 pessoas.

 

A última etapa será realizada na capital paraense, Belém, de 09 a 11 de abril. Com isso, serão quatro seminários regionais realizados que culminarão com um evento de cunho internacional e contará com uma programação vasta de cinco dias. “O intuito é discutir criticamente o tema central do seminário, que o Programa Grande Carajás nos estados que são mais afetados, e em seguida dialogar com experiências de outros estados e países, na ideia de construir alternativas de mudança”, relata um dos coordenadores do evento.

 

 

Etapa de Santa Inês

 

A Sessão Pública de abertura do evento acontecerá no bairro Laranjeiras, na principal via de acesso da cidade, em seguida terá uma caminhada de deslocamento até o Sítio dos Padres, onde continua a programação do seminário que vai até o final do sábado (22).

Veja mais detalhes aqui, no blog do Seminário em Santa Inês.