"Terra, Teto e Trabalho": veja como foi o Encontro Mundial dos Movimentos Populares e confira as palavras do Papa Francisco, que estimulam a resistência dos massacrados pelo "império do dinheiro"

"Os pobres não só padecem a injustiça, mas também lutam contra ela!". A declaração dada pelo Papa Francisco durante o Encontro Mundial de Movimentos Populares, que aconteceu no Vaticano entre 27 e 29 de outubro último, soa como um alento aos processos de resistência que todo o dia ecoam na Amazônia (e em diversas outras partes do mundo), amplamente discutidos durante todas as etapas do Seminário Internacional Carajás 30 Anos.

Além disso, a megamineração, apontada pelos presentes às etapas do Seminário como um dos grandes agentes dessa opressão, também foi objeto de duras críticas durante o Encontro. O documento que faz um balanço da situação no campo em nível mundial e que traz as problemáticas discutidas no evento lista mineração e os chamados grandes projetos como fatores que têm arrasado "nossas terras e nossos territórios, assim como nossos bosques e nossas águas".

Fatores como esses, nas palavras do Papa Francisco, constituem uma relação com a terra que põe a comunidade rural e seu modo de vida peculiar em "notória decadência e até em risco de extinção".

Segundo o Sumo Pontífice, citando o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, "a reforma agrária é, além de uma necessidade política, uma obrigação moral". E ele exorta à resistência: "Por favor, continuem com a luta pela dignidade da família rural, pela água, pela vida e para que todos possam se beneficiar dos frutos da terra".

O Encontro discutiu a realidade do momento atual e as lutas dos movimentos populares ao redor do mundo. O citado documento "Balanço da Situação no Campo", apresentado por Francisca Rodriguez, do Paraguai, destacou a diversidade dos povos campesinos pelo mundo, ressaltando que, mesmo em meio à saudável diversidade, há laços que os unem, como "os sonhos e as lutas para continuarem a ser reconhecidos pelo que são: mulheres e homens do campo", para serem reconhecidos como povos originários, camponeses, agricultores, criados, coletores (extrativistas), pastores e pescadores, que se orgulham de ser quem são e que não querem ser forçados a ser quem não são, seja nos centros urbanos ou mesmo em um país diferente, para onde sejam obrigados a imigrar.

Concentração de terra pelo mundo - O documento também destaca a enorme desproporção que existe no fato de essas populações formarem um grande contingente e responsáveis por alimentar o mundo, e mesmo assim terem posse de apenas 1/4 das terras, estando submetidas constantemente a violentos processos de expulsão, com a crescente concentração de terras nas mãos do capital.

Os efeitos, para todos, das ameaças e violências a que são submetidos os menos aquinhoados do mundo, procurou demonstrar-se durante o Encontro, são os mais terríveis: ciência e tecnologia a serviço do agronegócio e dos transgênicos, uso intensivo de agrotóxicos, trabalho escravo, poluição e contaminação, aumento da desigualdade, da fome, da obesidade e das doenças em geral, empobrecimento cultural, endividamento e consumismo, enfraquecimento dos laços de solidariedade e da consciência social.

Também foi criticado o apoio dos governos ao grande capital, através da fragilização das relações de trabalho, levantamento de barreiras para que os povos do campo possam comercializar seus produtos de modo justo e a negação, para essas populações, do direito à terra.

O papel desempenhado pelas transnacionais nesse processo é apontado de forma inequívoca, como o que faz a Monsanto contra as populações rurais. Em razão de todos os problemas, conclamaram os participantes: "globalizemos a luta! Globalizemos a esperança!".

Criminalização - Também foi denunciada a criminalização dos movimentos populares pelo mundo. Entre os responsáveis por esse processo, além do agronegócio, foi apontada também a megamineração (bastante discutida durante o Seminário Internacional Carajás 30 Anos), que contamina a água, tem acesso à mídia numa escala completamente desproporcional a que as populações têm, e que viola direitos humanos dos habitantes dos territórios, dos negros, dos povos originários, dos campesinos e mesmo das populações urbanas.

Compromissos - Entre os compromissos assumidos pelos movimentos populares durante o Encontro no Vaticano: a luta contra os projetos de mineração que afetam as populações e o meio ambiente; a criação de laços de solidariedade, através da articulação entre os trabalhadores para enfrentar as empresas transnacionais (um bom exemplo foi a articulação surgida durante a construção das várias etapas do Seminário Internacional Carajás 30 Anos na Amazônia Oriental); a luta pelo direito ao retorno aos territórios de quem dele foi despojado (como acontece na Palestina).

Sobre as relações com a Igreja, os movimentos conclamam para que esta apoie a Declaração Mundial que os Campesinos e Campesinas propuseram às Nações Unidas. Eles também afirmam que seguirão em diálogo permanente com o Papa Francisco.

Os movimentos populares reafirmaram a determinação em seguir denunciando a criminalização das organizações populares imposta por governos e pelo capital. Uma das formas de seguir nessa denúncia é a divulgação de sua mensagem, na qual ataques como despejos forçados, negação dos direitos das mulheres, incentivo a uma cultura em que tudo seja descartável, inclusive o ser humano e as relações humanas, e as opressões de toda espécie, são publicizadas. Um compêndio com documentos do Encontro pode ser acessado AQUI. A seguir, a fala de Francisco durante o Encontro com os Movimentos Populares e, em seguida, relação dos movimentos que estiveram durante o evento com o Papa.

IV- Discurso do Santo Padre Francisco aos participantes do Encontro Mundial de Movimentos Populares

Bom dia de novo. Eu estou contente por estar no meio de vocês. Aliás, vou lhes fazer uma confidência: é a primeira vez que eu desço aqui [na Aula Velha do Sínodo], nunca tinha vindo.

Como lhes dizia, tenho muita alegria e lhes dou calorosas boas-vindas. Obrigado por terem aceitado este convite para debater tantos graves problemas sociais que afligem o mundo hoje, vocês, que sofrem em carne própria a desigualdade e a exclusão. Obrigado ao cardeal Turkson pela sua acolhida. Obrigado, Eminência, pelo seu trabalho e pelas suas palavras.

Este encontro de Movimentos Populares é um sinal, é um grande sinal: vocês vieram colocar na presença de Deus, da Igreja, dos povos, uma realidade muitas vezes silenciada. Os pobres não só padecem a injustiça, mas também lutam contra ela!

Não se contentam com promessas ilusórias, desculpas ou pretextos. Também não estão esperando de braços cruzados a ajuda de ONGs, planos assistenciais ou soluções que nunca chegam ou, se chegam, chegam de maneira que vão em uma direção ou de anestesiar ou de domesticar. Isso é meio perigoso. Vocês sentem que os pobres já não esperam e querem ser protagonistas, se organizam, estudam, trabalham, reivindicam e, sobretudo, praticam essa solidariedade tão especial que existe entre os que sofrem, entre os pobres, e que a nossa civilização parece ter esquecido ou, ao menos, tem muita vontade de esquecer.

Solidariedade é uma palavra que nem sempre cai bem. Eu diria que, algumas vezes, a transformamos em um palavrão, não se pode dizer; mas é uma palavra muito mais do que alguns atos de generosidade esporádicos. É pensar e agir em termos de comunidade, de prioridade de vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns. Também é lutar contra as causas estruturais da pobreza, a desigualdade, a falta de trabalho, de terra e de moradia, a negação dos direitos sociais e trabalhistas. É enfrentar os destrutivos efeitos do Império do dinheiro: os deslocamentos forçados, as migrações dolorosas, o tráfico de pessoas, a droga, a guerra, a violência e todas essas realidades que muitos de vocês sofrem e que todos somos chamados a transformar. A solidariedade, entendida em seu sentido mais profundo, é um modo de fazer história, e é isso que os movimentos populares fazem.

Este encontro nosso não responde a uma ideologia. Vocês não trabalham com ideias, trabalham com realidades como as que eu mencionei e muitas outras que me
contaram... têm os pés no barro, e as mãos, na carne. Têm cheiro de bairro, de povo, de luta! Queremos que se ouça a sua voz, que, em geral, se escuta pouco. Talvez porque incomoda, talvez porque o seu grito incomoda, talvez porque se tem medo da mudança que vocês reivindicam, mas, sem a sua presença, sem ir realmente às periferias, as boas propostas e projetos que frequentemente ouvimos nas conferências internacionais ficam no reino da ideia, é meu projeto.

Não é possível abordar o escândalo da pobreza promovendo estratégias de contenção que unicamente tranquilizem e convertam os pobres em seres domesticados e inofensivos. Como é triste ver quando, por trás de supostas obras altruístas, se reduz o outro à passividade, se nega ele ou, pior, se escondem negócios e ambições pessoais: Jesus lhes chamaria de hipócritas. Como é lindo, ao contrário, quando vemos em movimento os Povos, sobretudo os seus membros mais pobres e os jovens. Então, sim, se sente o vento da promessa que aviva a esperança de um mundo melhor. Que esse vento se transforme em vendaval de esperança. Esse é o meu desejo.

Este encontro nosso responde a um anseio muito concreto, algo que qualquer pai, qualquer mãe quer para os seus filhos; um anseio que deveria estar ao alcance de todos, mas que hoje vemos com tristeza cada vez mais longe da maioria: terra, teto e trabalho. É estranho, mas, se eu falo disso para alguns, significa que o papa é comunista.

Não se entende que o amor pelos pobres está no centro do Evangelho. Terra, teto e trabalho – isso pelo qual vocês lutam – são direitos sagrados. Reivindicar isso não é nada raro, é a doutrina social da Igreja. Vou me deter um pouco sobre cada um deles, porque vocês os escolheram como tema para este encontro.

Terra. No início da criação, Deus criou o homem, guardião da sua obra, encarregando-o de cultivá-la e protegê-la. Vejo que aqui há dezenas de camponeses e camponesas, e quero felicitá-los por cuidar da terra, por cultivá-la e por fazer isso em comunidade. Preocupa-me a erradicação de tantos irmãos camponeses que sobrem o desenraizamento, e não por guerras ou desastres naturais. A apropriação de terras, o desmatamento, a apropriação da água, os agrotóxicos inadequados são alguns dos males que arrancam o homem da sua terra natal. Essa dolorosa separação, que não é só física, mas também existencial e espiritual, porque há uma relação com a terra que está pondo a comunidade rural e seu modo de vida peculiar em notória decadência e até em risco de extinção.

A outra dimensão do processo já global é a fome. Quando a especulação financeira condiciona o preço dos alimentos, tratando-os como qualquer mercadoria, milhões de pessoas sofrem e morrem de fome. Por outro lado, descartam-se toneladas de alimentos. Isso é um verdadeiro escândalo. A fome é criminosa, a alimentação é um direito inalienável. Eu sei que alguns de vocês reivindicam uma reforma agrária para solucionar alguns desses problemas, e deixem-me dizer-lhes que, em certos países, e aqui cito o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, "a reforma agrária é, além de uma necessidade política, uma obrigação moral" (CDSI, 300).

Não sou só eu que digo isso. Está no Compêndio da Doutrina Social da Igreja. Por favor, continuem com a luta pela dignidade da família rural, pela água, pela vida e para que todos possam se beneficiar dos frutos da terra.

Em segundo lugar, teto. Eu disse e repito: uma casa para cada família. Nunca se deve esquecer de que Jesus nasceu em um estábulo porque na hospedagem não havia lugar, que a sua família teve que abandonar o seu lar e fugir para o Egito, perseguida por Herodes. Hoje há tantas famílias sem moradia, ou porque nunca a tiveram, ou porque a perderam por diferentes motivos. Família e moradia andam de mãos dadas. Mas, além disso, um teto, para que seja um lar, tem uma dimensão comunitária: e é o bairro... e é precisamente no bairro onde se começa a construir essa grande família da humanidade, a partir do mais imediato, a partir da convivência com os vizinhos.

Hoje, vivemos em imensas cidades que se mostram modernas, orgulhosas e até vaidosas. Cidades que oferecem inúmeros prazeres e bem-estar para uma minoria feliz... mas se nega o teto a milhares de vizinhos e irmãos nossos, inclusive crianças, e eles são chamados, elegantemente, de "pessoas em situação de rua". É curioso como no mundo das injustiças abundam os eufemismos. Não se dizem as palavras com a contundência, e busca-se a realidade no eufemismo. Uma pessoa, uma pessoa segregada, uma pessoa apartada, uma pessoa que está sofrendo a miséria, a fome, é uma pessoa em situação de rua: palavra elegante, não? Vocês, busquem sempre, talvez me equivoque em algum, mas, em geral, por trás de um eufemismo há um crime.

Vivemos em cidades que constroem torres, centros comerciais, fazem negócios imobiliários... mas abandonam uma parte de si nas margens, nas periferias. Como dói escutar que os assentamentos pobres são marginalizados ou, pior, quer-se erradicá-los! São cruéis as imagens dos despejos forçados, dos tratores derrubando casinhas, imagens tão parecidas às da guerra. E isso se vê hoje.

Vocês sabem que, nos bairros populares, onde muitos de vocês vivem, subsistem valores já esquecidos nos centros enriquecidos. Os assentamentos estão abençoados com uma rica cultura popular: ali, o espaço público não é um mero lugar de trânsito, mas uma extensão do próprio lar, um lugar para gerar vínculos com os vizinhos. Como são belas as cidades que superam a desconfiança doentia e integram os diferentes e que fazem dessa integração um novo fator de desenvolvimento. Como são lindas as cidades que, ainda no seu desenho arquitetônico, estão cheias de espaços que conectam, relacionam, favorecem o reconhecimento do outro.

Por isso, nem erradicação, nem marginalização: é preciso seguir na linha da integração urbana. Essa palavra deve substituir completamente a palavra erradicação, desde já, mas também esses projetos que pretendem envernizar os bairros populares, ajeitar as periferias e maquiar as feridas sociais, em vez de curá-las, promovendo uma integração autêntica e respeitosa. É uma espécie de direito arquitetura de maquiagem, não? E vai por esse lado. Sigamos trabalhando para que todas as famílias tenham uma moradia e para que todos os bairros tenham uma infraestrutura adequada (esgoto, luz, gás, asfalto e continuo: escolas, hospitais ou salas de primeiros socorros, clube de esportes e todas as coisas que criam vínculos e que unem, acesso à saúde – já disse – e à educação e à segurança.

Terceiro, trabalho. Não existe pior pobreza material – urge-me enfatizar isto –, não existe pior pobreza material do que a que não permite ganhar o pão e priva da dignidade do trabalho. O desemprego juvenil, a informalidade e a falta de direitos trabalhistas não são inevitáveis, são o resultado de uma prévia opção social, de um sistema econômico que coloca os lucros acima do homem, se o lucro é econômico, sobre a humanidade ou sobre o homem, são efeitos de uma cultura do descarte que considera o ser humano em si mesmo como um bem de consumo, que pode ser usado e depois jogado fora.

Hoje, ao fenômeno da exploração e da opressão, soma-se uma nova dimensão, um matiz gráfico e duro da injustiça social; os que não podem ser integrados, os excluídos são resíduos, "sobrantes". Essa é a cultura do descarte, e sobre isso gostaria de ampliar algo que não tenho por escrito, mas que lembrei agora. Isso acontece quando, no centro de um sistema econômico, está o deus dinheiro e não o homem, a pessoa humana. Sim, no centro de todo sistema social ou econômico, tem que estar a pessoa, imagem de Deus, criada para que fosse o denominador do universo. Quando a pessoa é deslocada e vem o deus dinheiro, acontecesse essa inversão de valores.

E, para explicitar, lembro um ensinamento de cerca do ano 1200. Um rabino judeu explicava aos seus fiéis a história da torre de Babel e, então, contava como, para construir essa torre de Babel, era preciso fazer muito esforço, era preciso fazer os tijolos; para fazer os tijolos, era preciso fazer o barro e trazer a palha, e amassar o barro com a palha; depois, cortá-lo em quadrados; depois, secá-lo; depois, cozinhá-lo; e, quando já estavam cozidos e frios, subi-los, para ir construindo a torre.

Se um tijolo caía – o tijolo era muito caro –, com todo esse trabalho, se um tijolo caía, era quase uma tragédia nacional. Aquele que o deixara cair era castigado ou suspenso, ou não sei o que lhe faziam. E se um operário caía não acontecia nada. Isso é quando a pessoa está a serviço do deus dinheiro, e isso era contado por um rabino judeu no ano 1200, explicando essas coisas horríveis.

E, a respeito do descarte, também temos que estar um pouco atentos ao que acontece na nossa sociedade. Estou repetindo coisas que disse e que estão na Evangelii gaudium. Hoje em dia, descartam-se as crianças porque a taxa de natalidade em muitos países da terra diminuiu, ou se descartam as crianças porque não se ter alimentação, ou porque são mortas antes de nascerem, descarte de crianças.

Descartam-se os idosos, porque, bom, não servem, não produzem. Nem crianças nem idosos produzem. Então, sistemas mais ou menos sofisticados vão os abandonando lentamente. E agora como é necessário, nesta crise, recuperar um certo equilíbrio. Estamos assistindo a um terceiro descarte muito doloroso, o descarte dos jovens. Milhões de jovens. Eu não quero dizer o dado, porque não o sei exatamente, e a que eu li parece um pouco exagerado, mas milhões de jovens descartados do trabalho, desempregados.

Nos países da Europa – e estas são estatísticas muito claras –, aqui na Itália, passou um pouquinho dos 40% de jovens desempregados. Sabem o que significa 40% de jovens? Toda uma geração, anular toda uma geração para manter o equilíbrio. Em outro país da Europa, está passando os 50% e, nesse mesmo país dos 50%, no sul são 60%. São dados claros, ou seja, do descarte. Descarte de crianças, descarte de idosos, que não produzem, e temos que sacrificar uma geração de jovens, descarte de jovens, para poder manter e reequilibrar um sistema em cujo centro está o deus dinheiro, e não a pessoa humana.

Apesar disso, a essa cultura de descarte, a essa cultura dos sobrantes, muitos de vocês, trabalhadores excluídos, sobrantes para esse sistema, foram inventando o seu próprio trabalho com tudo aquilo que parecia não poder dar mais de si mesmo... mas vocês, com a sua artesanalidade que Deus lhes deu, com a sua busca, com a sua solidariedade, com o seu trabalho comunitário, com a sua economia popular, conseguiram e estão conseguindo... E, deixem-me dizer isto, isso, além de trabalho, é poesia. Obrigado.

Desde já, todo trabalhador, esteja ou não no sistema formal do trabalho assalariado, tem direito a uma remuneração digna, à segurança social e a uma cobertura de aposentadoria. Aqui há papeleiros, recicladores, vendedores ambulantes, costureiros, artesãos, pescadores, camponeses, construtores, mineiros, operários de empresas recuperadas, todos os tipos de cooperativados e trabalhadores de ofícios populares que estão excluídos dos direitos trabalhistas, aos quais é negada a possibilidade de se sindicalizar, que não têm uma renda adequada e estável. Hoje, quero unir a minha voz à sua e acompanhá-los na sua luta.

Neste encontro, também falaram da Paz e da Ecologia. É lógico: não pode haver terra, não pode haver teto, não pode haver trabalho se não temos paz e se destruímos o planeta. São temas tão importantes que os Povos e suas organizações de base não podem deixar de debater. Não podem deixar só nas mãos dos dirigentes políticos. Todos os povos da terra, todos os homens e mulheres de boa vontade têm que levantar a voz em defesa desses dois dons preciosos: a paz e a natureza. A irmã mãe Terra, como chamava São Francisco de Assis.

Há pouco tempo, eu disse, e repito, que estamos vivendo a terceira guerra mundial, mas em cotas. Há sistemas econômicos que, para sobreviver, devem fazer a guerra. Então, fabricam e vendem armas e, com isso, os balanços das economia que sacrificam o homem aos pés do ídolo do dinheiro, obviamente, ficam saneados. E não se pensa nas crianças famintas nos campos de refugiados, não se pensa nos deslocamentos forçados, não se pensa nas moradias destruídas, não se pensa, desde já, em tantas vidas ceifadas. Quanto sofrimento, quanta destruição, quanta dor. Hoje, queridos irmãos e irmãs, se levanta em todas as partes da terra, em todos os povos, em cada coração e nos movimentos populares, o grito da paz: nunca mais a guerra!

Um sistema econômico centrado no deus dinheiro também precisa saquear a natureza, saquear a natureza, para sustentar o ritmo frenético de consumo que lhe é inerente. As mudanças climáticas, a perda da biodiversidade, o desmatamento já estão mostrando seus efeitos devastadores nos grandes cataclismos que vemos, e os que mais sofrem são vocês, os humildes, os que vivem perto das costas em moradias precárias, ou que são tão vulneráveis economicamente que, diante de um desastre natural, perdem tudo.

Irmãos e irmãs, a criação não é uma propriedade da qual podemos dispor ao nosso gosto; muito menos é uma propriedade só de alguns, de poucos: a criação é um dom, é um presente, um dom maravilhoso que Deus nos deu para que cuidemos dele e o utilizemos em benefício de todos, sempre com respeito e gratidão. Talvez vocês saibam que eu estou preparando uma encíclica sobre Ecologia: tenham a certeza de que as suas preocupações estarão presentes nela. Agradeço-lhes, aproveito para lhes agradecer, pela carta que os integrantes da Via Campesina, da Federação dos Papeleiros e tantos outros irmãos me fizeram chegar sobre o assunto.

Falamos da terra, de trabalho, de teto... falamos de trabalhar pela paz e cuidar da natureza... Mas por que, em vez disso, nos acostumamos a ver como se destrói o trabalho digno, se despejam tantas famílias, se expulsam os camponeses, se faz a guerra e se abusa da natureza? Porque, nesse sistema, tirou-se o homem, a pessoa humana, do centro, e substituiu-se por outra coisa. Porque se presta um culto idólatra ao dinheiro. Porque se globalizou a indiferença! Se globalizou a indiferença. O que me importa o que acontece com os outros, desde que eu defenda o que é meu? Porque o mundo se esqueceu de Deus, que é Pai; tornou-se um órfão, porque deixou Deus de lado.

Alguns de vocês expressaram: esse sistema não se aguenta mais. Temos que mudá-lo, temos que voltar a levar a dignidade humana para o centro, e que, sobre esse pilar, se construam as estruturas sociais alternativas de que precisamos. É preciso fazer isso com coragem, mas também com inteligência. Com tenacidade, mas sem fanatismo. Com paixão, mas sem violência. E entre todos, enfrentando os conflitos sem ficar presos neles, buscando sempre resolver as tensões para alcançar um plano superior de unidade, de paz e de justiça.

Os cristãos têm algo muito lindo, um guia de ação, um programa, poderíamos dizer, revolucionário. Recomendo-lhes vivamente que o leiam, que leiam as Bem-aventuranças que estão no capítulo 5 de São Mateus e 6 de São Lucas (cfr. Mt 5, 3; e Lc 6, 20) e que leiam a passagem de Mateus 25. Eu disse isso aos jovens no Rio de Janeiro. Com essas duas coisas, vocês têm o programa de ação.

Sei que entre vocês há pessoas de distintas religiões, ofícios, ideias, culturas, países, continentes. Hoje, estão praticando aqui a cultura do encontro, tão diferente da xenofobia, da discriminação e da intolerância que vemos tantas vezes. Entre os excluídos, dá-se esse encontro de culturas em que o conjunto não anula a particularidade, o conjunto não anula a particularidade. Por isso eu gosto da imagem do poliedro, uma figura geométrica com muitas caras distintas. O poliedro reflete a confluência de todas as particularidades que, nele, conservam a originalidade. Nada se dissolve, nada se destrói, nada se domina, tudo se integra, tudo se integra. Hoje, vocês também estão buscando essa síntese entre o local e o global. Sei que trabalham dia após dia no próximo, no concreto, no seu território, seu bairro, seu lugar de trabalho: convido-os também a continuarem buscando essa perspectiva mais ampla, que nossos sonhos voem alto e abranjam tudo.

Assim, parece-me importante essa proposta que alguns me compartilharam de que esses movimentos, essas experiências de solidariedade que crescem a partir de baixo, a partir do subsolo do planeta, confluam, estejam mais coordenadas, vão se encontrando, como vocês fizeram nestes dias. Atenção, nunca é bom espartilhar o movimento em estruturas rígidas. Por isso, eu disse encontra-se. Também não é bom tentar absorvê-lo, dirigi-lo ou dominá-lo; movimentos livres têm a sua dinâmica própria, mas, sim, devemos tentar caminhar juntos. Estamos neste salão, que é o salão do Sínodo velho. Agora há um novo. E sínodo significa precisamente "caminhar juntos": que esse seja um símbolo do processo que vocês começaram e estão levando adiante.

Os movimentos populares expressam a necessidade urgente de revitalizar as nossas democracias, tantas vezes sequestradas por inúmeros fatores. É impossível imaginar um futuro para a sociedade sem a participação protagônica das grandes maiorias, e esse protagonismo excede os procedimentos lógicos da democracia formal. A perspectiva de um mundo da paz e da justiça duradouras nos exige superar o assistencialismo paternalista, nos exige criar novas formas de participação que inclua os movimentos populares e anime as estruturas de governo locais, nacionais e internacionais com essa torrente de energia moral que surge da incorporação dos excluídos na construção do destino comum. E isso com ânimo construtivo, sem ressentimento, com amor.

Eu os acompanho de coração nesse caminho. Digamos juntos com o coração: nenhuma família sem moradia, nenhum agricultor sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá.

Queridos irmãos e irmãs: sigam com a sua luta, fazem bem a todos nós. É como uma bênção de humanidade. Deixo-lhes de recordação, de presente e com a minha bênção, alguns rosários que foram fabricados por artesãos, papeleiros e trabalhadores da economia popular da América Latina.

E nesse acompanhamento eu rezo por vocês, rezo com vocês e quero pedir ao nosso Pai Deus que os acompanhe e os abençoe, que os encha com o seu amor e os acompanhe no caminho, dando-lhes abundantemente essa força que nos mantém de pé: essa força é a esperança, a esperança que não desilude. Obrigado.

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/536809-quando-eu-falo-de-terra-teto-e-trabalho-dizem-que-o-papa-e-comunista-discurso-de-francisco-aos-movimentos-populares

 

Entre outras organizações, estarão participando do Encontro:

Articulação Dos Povos Indígenas Do Brasil (APIB) - Brasil

Asian Social Institute (ASI) and CBSCom Cooperative – Philippines

Asociación De Trabajadores Del Campo (ATC) - NIcaragua

Asociación Democracia Real Ya (Indignados) - Spain

Asociación Democracia Real YA (Indignados) – Spain

Asociación Nacional De Recicladores De Colombia (ARB) - Colombia

Asociación Nacional de Trabajadores Agropecuarios (ANTA) – El Salvador

Associacao Dos Peradores E Trabalhadores Do Sector Informal (ASSOTSI) - Mozambique

Associação Juízes para a Democracia - Brasil

Association des Marchés Economiques Locaux du Recyclage (AMELIOR) – France

Associazione Trentini Nel Mondo Onlus - Italy

Banca Etica – Italia

Biffins - Francia

Bigkis Lakas Pilipinas (Fishermen) - Philipines

Border Agricultural Workers – US/Mexico Border

Central de Movimentos Populares (CMP) - Brasil

Central Única dos Trabalhadores Minas Gerais - Movimiento Sindical de Maestros (CUT)

Centro de Derechos Humanos Fray Bartolomé de las Casas (Frayba) - México

Centro Memorial Dr. Martin Luther King, Jr. (CMMLK) - Cuba

Centro Sociale Leoncavallo - Italy

Children and Youth in Action for Sustainable Future (CYASF) - Philippines

Comité De Unidad Campesina (CUC) - Guatemala

Condederacion De Trabajadores Por Cuenta Propia CNTCP - Nicaragua

Conf. Nacional De Mujeres Campesinas Indigenas Originarias Bartolinas Sissa – Bolivia

Confederación de Trabajadores de la Economía Popular (CTEP) - Argentina

Confederation Paysanne (CIFTCI-SEN) - Turquia

Conseil National De Concertation Et De Coopération Des Ruraux (CNCR) - Senegal

Consejo Cívico de Organizaciones Populares e Indígenas (COPINH) - Honduras

Consejo Coordinador Obrero Popular (COCOPO - MLN) Mexico

Coord. Nac. de Org. de Mujeres Trabajadoras Rurales e Indígenas (CONAMURI) - Paraguay

Coordenação Nacional De Entidades Negras (CONEN) - Brasil

Corriente Villera Independiente (CVI) - Argentina

Enhe Bizkaia (Euskal Herria)– Spain and France

ETC Group

European Coordination Via Campesina

Faith In Community Scotland - Scotland

Farm Worker Association Of Florida - USA

Federacion Nacional De Recicladores Del Ecuador - Ecuador

Federación Argentina de Cartoneros y Recicladores (FACyR) - Argentina

Federación Uruguaya de Cooperativas de Viviendas por Ayuda Mutua (FUCVAM) - Uruguay

Forum Des Alternatives - Morocco

Frente Nacional Comunal Simón Bolívar (FNCSM) - Venezuela

Genuino Clandestino - Italy

Hermandad Obrera De Acción Católica (HOAC)

Homeless Peoples Fedreation - Philippines

Independent Democracy of Informal Economy Associations- Camboya

Industrial Workers Of The World (IWW) -

International Coordination Of Young Christian Workers (ICYCW-CIJOC) - France

Jeunesse Ouvrière Chrétienne Internationale (IYCW) Aisbl

Kagad Kach Patra Kashtakari Panchayat - India

Kagad Kach Patra Kashtakari Panchayat - Waste Pickers Collective (KKPKP) - India

Kagad Kach Patra Kashtakari Panchayat (KKPKP) - India

Karnataka State Farmers Union (KRRS) - India

Kenya National Alliance Of Street Venders And Informal Traders (Kenasvit) - Kenya

Korean Women Peasants Association - Korea

Korean Women Peasants Association - Korea

La Junta - Perú

Levante Popular Da Juventude - Brasil

Liga Operária Católica -

Malawi Union for Informal Sector - Malawi

Minga Informativa de los Movimientos Sociales (ALAI) – Latinoamérica

Mouviman Peyzan Papay (MPP) - Haiti

Movimento De Mulheres Camponesas (MMC) - Brasil

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - Brasil

Movimiento De Trabajadores Excluidos (MTE) - Argentina

Movimiento Indígena-Campesino De Chiapas - Mexico

Movimiento Nacional Campesino Indígena (MNCI) - Argentina

Movimiento Nacional De Trabajadores Cristianos (MMTC) – Rwanda

Movimiento Nacional Empresas Recuperadas (MNER) - Cooperativa Subpga – Argentina

National Coordination of Peasants' Organizations (CNOP) - Mali

National Family Farm Coalition (NFFC) – USA

National Slum Dwellers Federation - India

National Union of Metalworkers of South Africa (NUMSA) - South Africa

Network for Political and Social Rights - Grece

New Zealand Council of Trade Union - New Zealand

Parlamento Xinca - Guatemala

Plataforma Afectados Por La Hipoteca (PAH * co-fundador a título personal) – Spain

Proceso de Comunidades Negras (PCN) - Brasil

Re-Food 4 Good - International

RIMAFLOW, Fabbrica Recuperata - Communia Network - Italy

Shack Dwellers International (SDI)

Shack Dwellers International (SDI)

Shack Dwellers International/Zimbabwe Affiliate - Zimbabwe

Shehab Institution – Egypt

Sindicato Mexicano de Electricistas (SME) - Mexico

Slum Dwellers International

South African Federation of the Urban Poor - South Africa

South African Waste Pickers Association - South Africa

South African Waste Pickers Association - South Africa

Spirit Of Youth Association For Environmental Services (Zabaleens) – Egypt

Syndicate Of Informal Workers (Homenet Eastern Europe) - Bulgaria

The French Organizations Droit Au Logement/No-Vox - France

Truth Foundation - South Korea

Tunisian Forum For Economic And Social Rights - Tunisia

Turkish Peasant Confederation (CIFTCI-SEN)- Turquía

União Nacional de Camponeses (UNAC) - Moçambique

Union Of Agricultural Work Committees (UAWC) - Palestina

United Steelworkers - USA

Youth Organization of The Kurds - Siria

Zambia Homeless And Poor People's Federation - Zambia

Zimbabwe Smallholder Farmer Forum (ZIMSOFF) Zimbabwe